Você sabe como surgiu o currículo?

01/09/2024

O currículo profissional tem suas raízes na Antiguidade, mas o formato que conhecemos hoje começou a se consolidar na Idade Média.


👉 Antiguidade: Na Grécia e Roma antigas, as cartas de recomendação e declarações de boas práticas eram usadas para atestar a competência e a experiência de uma pessoa. Não eram currículos no sentido moderno, mas cumpriam uma função semelhante.


👉 Idade Média: Com o surgimento das corporações de ofício, mestres e aprendizes registravam suas habilidades e experiências em documentos que ajudavam a validar suas competências no comércio e nas artesanato.


👉 Renascimento: O conceito de um currículo mais estruturado começou a aparecer com a crescente ênfase na educação formal. Documentos detalhando a formação acadêmica e as habilidades adquiridas se tornaram mais comuns.


👉 Século XX: O currículo moderno começou a tomar forma com a industrialização e a necessidade de um formato padronizado.
Nos anos 1950 e 1960, o currículo passou a ser um documento que destacava habilidades específicas, experiências de trabalho e qualificações, refletindo a crescente formalização dos processos de recrutamento e seleção.


👉Século XXI: Com a digitalização, o currículo se tornou mais dinâmico e adaptável. Os currículos online, como os perfis em redes sociais profissionais como o LinkedIn e portfólios digitais (blogs/sites), se tornaram ferramentas importantes para mostrar habilidades e experiências.

Hoje, o currículo é uma ferramenta essencial para destacar a experiência e as competências de um profissional, além de ser a porta de entrada para um novo emprego ou promoção.


Profª. Karlá Apráto, Consultora de Carreira Especialista em Currículo e LinkedIN 



❓E aí, como está o seu currículo?
Precisa de uma ajuda? Acesse www.karrreira.com e solicite uma avaliação personaliza e gratuita  


Posts mais recentes em nosso blog

Seja o primeiro a ler as novidades!

O LinkedIn é uma das plataformas mais poderosas para networking profissional. Saber como construir e manter uma rede de contatos eficaz pode abrir portas para novas oportunidades, parcerias e crescimento na carreira.

Você sabia que existem pessoas que mesmo estando empregadas recebem propostas de recrutadores via LinkedIn ?