Se você já concluiu ou está concluindo o Ensino Superior e pensa em cursar uma pós-graduação, já deve ter ouvido as expressões Lato Sensu e Stricto Sensu. Apesar de terem nomes parecidos, os dois formatos têm caminhos e objetivos diferentes.

A pós-graduação foi formalizada em 1965 no Brasil, com o objetivo de formar professores universitários e fomentar a produção científica, além de preparar profissionais que atendam às necessidades e mudanças constantes do mercado.

Esses cursos se dividem em especialização, Master Business Administration (MBA), mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Lato Sensu

O termo Lato Sensu tem origem latina e quer dizer “sentido amplo”. Os cursos nesse formato de pós-graduação têm foco no ensino de conhecimentos para melhorar a atuação no mercado de trabalho. Especialização e MBAs são capacitações deste gênero.

Lato Sensu é um formato destinado aos profissionais com interesse em aprendizagem de conteúdos de forma mais objetiva e aplicada. Além disso, o enfoque está no aperfeiçoamento de temas específicos para a prática profissional.

Stricto Sensu

Também de origem latina, o termo Stricto Sensu significa “sentido específico”. Por isso, os cursos desse gênero correspondem à formação mais exploratória dos conhecimentos, bem como discuti-los de forma a contribuir para o avanço da ciência – o que requer maior investimento de tempo. Mestrado, doutorado e pós-doutorado são cursos  Stricto Sensu.

Antigamente, essas eram qualificações voltadas apenas para quem desejava desenvolver suas carreiras no meio acadêmico ou na produção de pesquisa e conteúdo científico para geração de conhecimento. Hoje, o cenário mudou.

O número de mestres e doutores em cargos da alta administração das corporações vem crescendo, principalmente dentro das organizações que exigem altos padrões e velocidade de inovação.

Na prática, o que muda?

As principais três diferenças entre os dois formatos de pós-graduação:

  • carga horária. Enquanto os cursos de Lato Sensu têm duração mínima de 360 horas, os de Stricto Sensu variam entre 18 e 42 meses.
  • A titulação dos docentes também distingue nestes diferentes níveis.
  • forma de comprovação de encerramento dos cursos. Especializações e MBAs garantem aos alunos certificado, sem obtenção de título universitário. Já quem optar pelo mestrado ou doutorado recebe grau acadêmico e diploma.

Existe um campo especifico para a Graduação e Pós-graduação no Linkedin seja ela Lato Sensu ou Stricto Sensu, ambos são inseridas no item “Formação acadêmica”.

Se você já tem cadastrado o seu currículo na plataforma Lattes pode inserir o link no seu perfil no Linkedin, neste link tem o passo a passo de como fazer.

O que é Currículo Lattes: A Plataforma Lattes é um sistema de currículos virtual criado e mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Criada primeiramente como uma forma de integrar dados de pesquisadores, a plataforma Lattes do CNPq é uma poderosa base de dados de currículos que une grupos de pesquisa e instituições, registrando a vida de acadêmicos de todo o país. Hoje, a utilização foi ampliada e, uma vez que a visualização é pública, o Lattes vem sendo usado comumente como um currículo profissional online.

Fonte/Referência: Site PUCRS | CNPq

 

Karla Apratto, Professora e Consultora de Carreira