LinkedIn lança função Stories e estreia acontece no Brasil

LinkedIn Stories: um novo espaço para interação, conversas e informação, finalmente é lançado e no Brasil

Em 2018 a função já estava sendo testada nos EUA entre os estudantes universitários “Student Voices”.

E ontem, dia 14/05/2020 foi oficialmente lançando no Brasil, mas por que no Brasil?

Segundo Rafael Kato, editor chefe do LinkedIn na América Latina, o Brasil é o terceiro maior produtor de conteúdo em vídeo na plataforma e quarto país com maior número de usuários: São mais de 40 milhões.

Além disso, segundo dados da consultoria ComScore, os brasileiros passam 56% do tempo nas redes sociais assistindo vídeos.

São mais de 2 milhões de postagens, vídeos e artigos que passam pelo feed do LinkedIn por dia, gerando dezenas de milhões de compartilhamentos e curtidas.

Testar o LinkedIn Stories no Brasil também leva em conta a nossa mundialmente famosa criatividade.

Como funciona: O Stories do LinkedIn é muito parecido ao que acontece no Instagram e no Facebook: as publicações estarão disponíveis por 24 horas e poderão conter imagens ou vídeos, figurinhas e textos adicionais.

Privacidade: Será possível saber quem viu os stories, reportar irregularidades, apagar e salvar publicações. Você também pode alterar a visibilidade, conforme a foto abaixo.

Diferencial: A grande diferença é que as mensagens do LinkedIn poderão durar até 20 segundos, no Instagram, elas são de 15 segundos.

Como usar: Assim como nas demais redes sociais por enquanto, os Stories estão disponíveis apenas nas versões do LinkedIn para celulares, seja em iPhone ou Android.

Quem responder a um Stories, porém, terá uma mensagem enviada para a caixa de mensagens diretas do LinkedIn (o InMail) a partir daí, a conversa poderá acontecer também pelo computador.

A função Stories ainda não disponível para todos os perfis.

Passo a passo: Vídeo  

Legal, mas e as Linkedin page? LinkedIn Stories será mais um recurso para fazer engajamento com clientes, consumidores e funcionários. A novidade ainda não tem data para acontecer nas páginas empresariais, mas a rede afirma que o recurso estará disponível “nas próximas semanas”, somente os seguidores brasileiros das páginas poderão ver o conteúdo postados nos Stories.

O que publicar nos stories no LinkedIn? Stories é mais canal para o compartilhar dicas, informações e principalmente divulgar o seu serviço.

  • Você pode postar momentos relevantes do seu trabalho
  • O que você faz fora do trabalho, mas que tenha relação a sua área.
  • Fotos de eventos que participou
  • Depoimentos de cliente ou colegas
  • Para os Empreendedores, que tal postar os bastidores da empresa e do seu dia?

Nesse momento, os stories podem ser muito bem utilizados para melhorar e aumentar a sua visibilidade na rede, mesmo estando no home-office.

Lembrando sempre que o Linkedin é a rede para você construir relacionamento e fortalecer sua marca pessoal.

Dica: atenção as postagens! Para quem acha e reclama que o LinkedIn está se tornando Facebook ou Instagram, eu só tenho uma coisa a dizer: O foco da rede Linkedin segue sendo é profissional, mesmo com recursos parecidos ou iguais os das outras redes as publicações é necessário atenção a imagem profissional que você quer mostrar.

Caso tenha dúvida em relação a postar ou não deixo 3 dicas:

  • Pense se falaria pessoalmente no ambiente de trabalho determinada postagem
  • A postagem é útil e favorece a sua imagem profissional
  • Qual o objetivo em fazer essa publicação, o que você espera e de quem espera retorno? Ou seja, qual o público você quer atingir

A tecnologia ajuda nos unir no momento em que estamos distantes fisicamente uns dos outros, não deixe de fazer novos contatos e se aproximar dos contatos já existentes. Conversar é ainda mais essencial agora.

Fica o convite para usar o LinkedIn Stories para contar o que está acontecendo no seu trabalho: produtividade, empreendedorismo, carreiras, liderança, saúde, finanças, aprendizados, dicas…

Bom, eu vou daqui aprendendo mais sobre a ferramenta para compartilhar tudo que aprender com vocês.

O que acharam da novidade? Ansiosos para terem acesso?

Karla Apratto, Consultora de Carreira e Especialista em Linkedin