A pesquisa realizada pela Career Builder revelou o que faria os recrutadores descartarem automaticamente um candidato.

Quem vive a rotina de enviar currículos diariamente e na maioria das vezes não tem resposta, muitas vezes se pergunta: Qual o erro?

O currículo é analisado em até 06 segundos, por isso, deve ser objetivo, estratégico e principalmente atrativo.

As primeiras informações e impressões sobre você estão no seu currículo. Por conta disso, não é muito difícil imaginar o estrago que erros cometidos podem causar.

A pesquisa revelou o que faria os recrutadores descartarem automaticamente um candidato. A maior parte deles parece não gostar de erros de ortografia e digitação. Dos mais de 2 mil recrutadores entrevistados:

  • 61% afirmaram que descartaria na hora um candidato que apresentasse um currículo com erros de digitação e ortografia.
  • 35% descartam currículos com endereços de e-mail “inapropriados”. Exemplo: alemaoxinho91@com.br ou gatinha98@com.br Dica: Crie um e-mail com seu nome e sobrenome.

Por mais que você tenha muito a dizer sobre sua vida acadêmica e profissional lembre-se dos 6 segundos.

Seja objetivo e estratégico ao sinalizar suas principais realizações. Isso porque, 22% dos entrevistados disseram que currículos com mais de duas páginas simplesmente não são lidos.

Dica: No currículo deve constar as 3 últimas experiências, as demais ficam no Linkedin, que é seu porrifólio online.

Outros erros apontados na pesquisa foram: currículos impressos em papel decorado. O candidato seria descartado automaticamente por 20% dos selecionadores

Existem diversos modelos de currículos, mas o tradicional ainda é o mais aceito. Então, não invente moda, sem letras coloridas e desenhos no currículo.

Currículos que com fotos, motivo de desclassificação para 13% dos selecionadores.

Dica: Só insira foto e pretensão salarial se for solicitado.

E por fim os currículos que descrevem mais tarefas do que resultados também são motivos para descarte, para 16% dos empregadores.

Dica: Você não precisa descrever todas as atividades, insira as principais, os resultados que teve e projetos que participou na empresa

Os recrutadores também listaram os currículos com as informações mais incomuns que já caíram em suas mãos. Entre elas estão currículos de candidatos que se auto definem como gênios

Dica: Insira somente as habilidades e competências técnicas, as demais serão avaliadas na dinâmica ou entrevista.

A pesquisa foi realizada pela Career Builder.

 Karla Apratto, Professora e Consultora de Carreira

Quer saber se seu currículo está adequado ao atual mercado? Solicite uma avaliação gratuita via nosso site www.karreira.com